Quando falamos de aulas online, a maioria das pessoas pode pensar que assisti-las é uma tarefa chata, maçante e improdutiva. Isso acontece porque algumas crenças erradas sobre o ensino a distância são muito comuns no senso popular.
Mas, existem 4 ferramentas diferenciadas, acessíveis e muito populares entre os alunos que vieram para mudar esta opinião.
Veja abaixo 5 crenças que impedem que o seu curso online seja mais interativo e saiba como resolver este problema.
- Aulas online são chatas;
- Os alunos não prestam atenção nas aulas a distância;
- Nem tudo dá para se ensinar online;
- Não dá para interagir com os alunos a distância;
- Não dá para saber se os alunos têm resultados.
Em primeiro lugar, as frases acima não passam de mitos e, consequentemente, a solução é mais simples do que você pensa: organizar seu curso de maneira estratégica para torná-lo mais interessante!
Mas, como fazer isso? Conheça 4 ferramentas poderosas que vão desmistificar estas crenças e fazer com que seu aluno se apaixone pelo seu curso online!
Conheça as principais ferramentas!
KAHOOT
O Kahoot é uma ferramenta disponível tanto para computadores, quanto para celulares. Nele é possível brincar com os seus alunos por meio de conteúdos, como quizzes, enquetes e perguntas de múltipla escolha. Você escolhe como deseja abordar seu conteúdo no jogo. E a parte mais legal: seus alunos irão responder em tempo real, e as respostas são organizadas em um ranking.
Ou seja, isso proporciona um ambiente de competitividade saudável, engajamento e aprendizado divertido!
MENTIMETER
É uma ferramenta mais ampla que o Kahoot, porém permite que você crie enquetes, escalas de perguntas, quizzes e, também, gere um RANKING entre os participantes. Um modo interessante de se utilizar o Mentimeter é nas aulas ao vivo. Passe o código da brincadeira para seus alunos, peça para que eles acessem pelo celular e teste o vivo com perguntas que tenham a ver com o tema da aula.
FREE ONLINE SURVEYS
Traduzindo o nome do site, ele se trata de Pesquisas Online Gratuitas. Se você conhece o Google Forms, você terá facilidade em mexer com esta ferramenta. Porém, ela é mais ampla e mais bonita visualmente que o Forms.
Além disso, não é para validar o conhecimento do seu aluno, e sim, para obter opiniões. Por exemplo, ao final de uma aula ao vivo, por exemplo, você pode querer saber se os alunos gostaram ou querem sugerir melhorias. Dessa forma, é possível obter estas respostas facilmente.
ZOOM
Além de ser uma ferramenta para fazer chamadas ao vivo, o Zoom também tem funcionalidades interativas no seu catálogo. Com ele, é possível criar enquetes, desenhar na tela com o próprio mouse no Quadro Branco Online, e a possibilidade de abrir turmas simultâneas.
Esta última opção é interessante, pois, se você tiver três turmas para passar o mesmo conteúdo, é possível dar a sua aula para as três ao mesmo tempo, sem misturar os alunos.
Conclusão
Por fim, para que estas ferramentas fiquem ainda mais interessantes, experimente oferecer um prêmio para o ganhador do jogo.
Entretanto, tenha atenção!
Ofereça um prêmio ligado ao conhecimento: livros, consultoria, mentoria, um módulo exclusivo do curso, por exemplo.
Deixe a sua criatividade agir e pense no que irá se adequar melhor ao seu aluno!
Vale ressaltar que é necessário evitar prêmios que não estejam ligados ao conhecimento para não banalizar a experiência!
Aplicando estas 4 ferramentas de interação nos momentos certos, os 5 mitos sobre aulas a distância cairão por terra. Seu aluno irá se apaixonar pelo seu curso, ficará muito mais engajado e concentrado para ter ótimos resultados.
Mas, caso ainda tenha dúvidas de como criar aulas interessantes para seu curso online, assista o Mini Curso, onde eu explico os 6 passos do Método “Seu Curso Online no Ar!”.
Aproveite e siga as minhas redes sociais, como YouTube, Instagram, Facebook e baixe gratuitamente o meu e-book.