5 dicas de como atender e superar as expectativas dos alunos de seus produtos digitais

Junte-se a mais de 9 mil especialistas e infoprodutores e receba atualizações, orientações, artigos e vídeos que te ajudarão a tornar seu curso online irresistível! É grátis ;)

*Eu quero receber os e-mails e informações da Lígia Caetano.

produtos digitais

Antes de iniciar o artigo, eu tenho uma pergunta simples para você refletir: seus produtos digitais são ótimos ou apenas bons o suficiente? 

Se você respondeu que eles são bons o suficiente, provavelmente, seus alunos achem o mesmo e, talvez, tenham até uma opinião mais exigente e negativa que a sua. 

A verdade é que, com tantos produtos mal construídos e estruturados por aí, acaba gerando uma depreciação do mercado de vendas de cursos online. Com isso, faz com que muito dinheiro seja desperdiçado por falta de informações de como entregar produtos digitais que atendam e superem as necessidades de aprendizado dos alunos.

Eu não sei se você já parou para pensar, mas ter um aluno satisfeito é muito mais rentável, econômico e sustentável que ter um aluno descontente com aquilo que comprou. 

Simplesmente, porque ao se deparar com um produto que atenda e supere suas necessidades, faz com que diversos benefícios sejam agregados ao seu negócio.

Saiba agora quais são as vantagens de ter alunos satisfeitos

  • Tem melhores resultados do aprendizado em sua vida;
  • É capaz de melhorar e transformar a sua própria realidade e ser uma prova de que seus produtos digitais  realmente é bom;
  • Traz receita;
  • Reduz o custo de aquisição de novos clientes, afinal, é muito mais barato vender novamente para um aluno satisfeito que adquirir um cliente que nunca comprou de você;
  • Não pede reembolso da compra;
  • Faz recomendações espontâneas e sinceras do produto;

E, para te ajudar a atender e superar as expectativas de seus alunos quanto ao seu produto, eu vou te trazer 5 boas práticas de aprendizagem online que pratiquei ao longo dos meus sete anos. Ou seja, fui desenvolvendo soluções de aprendizagem para cursos e treinamentos online que, certamente, contribuirão para o seu negócio e te farão refletir se o produto digital que você deseja criar ou já criou satisfaz as expectativas de seus alunos:

Acompanhe!

1° BOA PRÁTICA – crie um objetivo de aprendizado específico e alcançável

Você já assistiu um filme que, ao chegar ao seu final, teve a impressão que suas horas foram desperdiçadas? Eu já passei por isto algumas vezes e dá uma raiva, não dá?

Então, criar ou ter um curso online sem um objetivo de aprendizado bem delineado, pode proporcionar a mesma sensação aos seus alunos.

Preocupante, não é mesmo?

Eu posso afirmar com convicção que o maior benefício em ter um objetivo de aprendizagem claro e bem definido,  é que ele servirá como um fio condutor ao longo do projeto. Em suma, isto irá te ajudar a filtrar quais informações são relevantes ou não pensando no melhor aprendizado do aluno.

Além disso, permitirá que você não se perca na construção das aulas, seja coerente nas instruções fornecidas, oriente bem o aluno e acerte no alvo de sua necessidade.

Veja agora, na prática, como construir seu próprio objetivo de aprendizagem por meio do exemplo que eu vou citar. Aproveite para anotar as perguntas norteadoras que te ajudarão neste processo:

Exemplo:

  • Objetivo do curso: ensinar pessoas a instalarem antenas de TV em casas;
  • Qual é a maior prioridade deste curso? Que os alunos saiam dele com todo o conhecimento necessário para instalar uma antena de TV em casas;
  • Em quanto tempo os alunos aprenderão isso? Em até 30 dias;
  • Onde ele pode aplicar este novo aprendizado? Neste curso, eles aprenderam instalar antenas apenas em casas;
  • Qual é a melhor forma de mostrar claramente a habilidade ou conhecimento que será ensinada? Posso mostrar isso por meio de tutoriais de passo a passo explicando como se instala uma antena de TV em casas;
  • Quais são os resultados esperados? Que o aluno, ao realizar todo o curso, instale uma antena de TV numa casa em até 60 minutos;
  • Como posso deixar isso claro para meus alunos? Informando na introdução de cada aula em que parte do conhecimento ele se encontra até que ele complete todo o aprendizado.

O objetivo deste aprendizado em produtos digitais é:

Ensinar pessoas, em até 30 dias, a instalarem antenas de TV em casas, em até 60min.

Note que o objetivo foi específico – instalar antenas apenas EM CASAS e não em prédios ou estabelecimentos comerciais – e alcançável – aprender em até 30 dias para fazer uma instalação em até 60 min.

Faça isso para seu curso também e veja se o que você já fez ou pretende criar está coerente com o objetivo a ser alcançado.

2° BOA PRÁTICA – explique o “porquê” de cada etapa

Lembra quando você estava no colégio e era obrigado a fazer aulas que o faziam pensar:

“Por que eu tenho que aprender isso? Aonde vou usar isso na minha vida?”.

E, caso o professor de matemática não te falasse que era importante você aprender o mínimo de geometria para conseguir medir sua parede para pendurar, assimetricamente, os pôsteres de suas bandas preferidas, simplesmente toda aquela matéria entrava por um ouvido e passava pelo o outro, né?

A mesma lógica funciona para seus alunos online. Não os faça adivinhar o porquê eles estão vendo determinado conceito. Diga-lhes o porquê daquilo!

Explique o propósito de cada módulo e lição. Dessa forma, você traz os resultados que ele pode obter no mundo real ao aplicar o que você está ensinando-o.

Fazendo isto, além de manter o aluno conectado com o conteúdo, você o entusiasma, instiga a vontade de seguir em frente e colocar em prática o que você está ensinando.

Vou usar o exemplo do Curso de Instalador de Antena novamente:

NÃO FAÇA ISTO

Lição x – LNBF

Diga-me o que isso quer dizer? Nada!

FAÇA ISTO

Lição x – LNBF: o componente que transmite o sinal do satélite para a antena

Agora sim, o aluno sabe exatamente porque está tendo que aprender sobre este tal de LNBF.

3° BOA PRÁTICA – forneça conteúdo relevante e direcionado

Seus alunos são seus clientes e se você não der exatamente o que eles buscam encontrar em seu curso, o nível de satisfação cai lá embaixo, pois, além de aumentarem significativamente os percentuais de taxas de reembolso.

Então, a dica aqui é resgatar a pesquisa de avatar que você fez para vender seu produto e utilizá-la para construir um conteúdo relevante e direcionado às necessidades do seu público. Não faça um curso com um monte de conteúdo só para mostrar volume. Isso é muito comum acontecer, e mostra que não houve um cuidado seletivo na hora de buscar as melhores soluções para o aluno.

Portanto, se você ainda não fez o exercício de conhecer melhor as pessoas para quem você pretende vender ou ensinar, faça isto para ontem!

Conheça os conteúdos relevantes para você aplicar em seus produtos digitais 

  • Criar conteúdos que resolvam os problemas dos alunos;
  • Selecionar de forma coerente os materiais informativos e as mídias corretas focadas em atender determinado público; Ex.: se o seu curso é para deficientes visuais, não faz sentido você fornecer vídeos para demonstrar visualmente algum conceito;
  • Levar em consideração o contexto em que vivem seus alunos. Ex.: se o seu curso é para mães que trabalham fora, então crie uma solução mobile para que elas possam estudar fora de casa.
  • Revisar constantemente o objetivo de aprendizagem ao longo do curso para analisar se os conteúdos estão coerentes com ele. Ex.: se o objetivo de aprendizagem é que o aluno perca peso em 30 dias, não faz sentido você incluir receitas de pudim tradicionais ao longo do curso.
  • Saber claramente quais são as necessidades do seu público para direcionar os conteúdos para elas. Caso você identifique mais de um público, crie diferentes versões de conteúdo que os atenda, pois, os próprios alunos acabarão selecionando aquilo que supre suas próprias necessidades.

Então, nada de fazer pegadinha com seu aluno, colocando uma tonelada de conteúdo desnecessariamente, só para “encher caixa” e parecer que o produto tem mais coisa do que realmente tem. Entendeu? Pois, menos pode ser mais e foco traz eficiência.

4° BOA PRÁTICA – inspire seus alunos a agirem em seus produtos digitais

Os produtos digitais voltados para ensinar pessoas, inspiram seus alunos a tomarem uma ação e isso, sem dúvida, colabora no nível de satisfação. Pois seu aluno, vendo que ele foi capaz de ter uma atitude diante daquilo que você propõe, claramente passa a enxergar sua evolução no aprendizado, fica feliz e satisfeito com isso.

Assim, o que eu posso te recomendar neste sentido, é trazer situações da vida real que se encaixem com aquilo que você quer ensinar e propor a seus alunos metas, ajudando-os a se planejarem para colocar o aprendizado em ação.

Uma boa estratégia que pode ser aplicada na prática, é fornecer um plano de estudos baseado em metas. Vou usar um curso de aprovação em concurso público, por exemplo.

Por exemplo, imagine que seu curso ajudará alunos a passarem em uma prova de um concurso que ocorrerá em 180 dias. E, para isso, eles precisam aprender conceitos que, juntos, somam 90 horas. É muita coisa, não é mesmo?

Dentro da sua área de membros ou plataforma, você pode criar um calendário de eventos com propostas de atividades que ajudem seus alunos a cumprirem e estudarem estas horas necessárias para serem aprovados. Isto é um plano de estudos automatizado.

Numa versão mais simples, você pode criar uma planilha de Excel, dividindo o volume de aulas pelo tempo disponível de estudo e entregar como bônus a seus alunos. Assim, cada aluno teria em mente quantas horas por dia precisaria investir para alcançar sua meta até o concurso.

Além disso, ao longo destes 180 dias você pode, ainda, promover encontros ao vivo com plantões para tirar as dúvidas que venham a surgir. 

Todas as alternativas aqui chamam seus alunos para a prática e podem ser facilmente implementadas.

5° BOA PRÁTICA – tenha uma estratégia de ensino e aprendizado a distância bem desenhada

Ter uma boa estratégia de ensino e aprendizado a distância é o que definirá o sucesso do seu curso online ou não. Para esclarecer, para que você entenda o que seria uma estratégia educacional, pense quando você foi tirar sua habilitação de carro ou moto.

Em primeiro lugar, para que você aprendesse na prática a conduzir um veículo, você teve que passar por aulas teóricas e práticas. Tudo estrategicamente preparado para que você tivesse o mínimo de habilidade para dirigir um automóvel.

Então, criar um curso online ou outro tipo de infoproduto com uma estratégia que será responsável por determinar as melhores soluções de aprendizagem para que seus alunos atinjam um determinado resultado, é um grande ganho para o seu negócio.

Pois, isto é o que ajudará seus alunos a terem suas expectativas atendidas e até mesmo superadas.

Então, pense nestes seguintes aspectos:

  • O tipo de conteúdo: como posso ensinar um fato versus um conceito? Um procedimento versus uma habilidade interpessoal?
  • Impacto: qual é a melhor maneira de tornar este aprendizado significativo e relevante?
  • Objetivos: Como posso garantir que cada aluno alcance este objetivo?
  • Atividades: Você selecionou as melhores atividades para alcançar os resultados desejados?
  • Resultados: a forma como eu organizei ou quero organizar este conhecimento ajudará os alunos a alcançarem o resultado que eu prometo?

E sabe por que pensar nestas coisas é importante em seus produtos digitais?

Porque quando os alunos acreditam que o que estão fazendo trata-se de uma valiosa experiência de aprendizagem, eles se envolveram e assumiram o conhecimento que você está oferecendo com mais facilidade e, desta forma, sairão mais satisfeitos do seu curso. Em suma, darão em troca boas recompensas ao seu negócio.

Afinal, alunos mais satisfeitos trazem mais negócio para você

Eu sou especialista em criação de estratégias de ensino e aprendizagem a distância focadas em proporcionar o melhor aprendizado online de alunos de produtos digitais nos formatos de cursos, treinamentos e programas de capacitação online.

Portanto, produtos digitais, se bem estruturados, trazem muitos benefícios para seu negócio. E sei que pensar em soluções de aprendizado online para ajudar alunos aprenderem diferentes conceitos não é uma tarefa das mais simples.

Por isso, você pode contar com minha ajuda.

Por fim, agora que você já sabe o que levar em conta na hora de estruturar seu curso online, eu tenho um Mini Curso totalmente gratuito para que você possa ter resultados incríveis na criação do seu curso online.  

Para que isto aconteça, clique aqui e saiba mais como você pode adquirir agora mesmo. Por outro lado, siga as minhas redes sociais, como YouTube, Instagram, Facebook e baixe o guia prático para a criação de Cursos Lucrativos, como o  E-book.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print