Aprenda como manter alunos motivos ao longo do seu curso online

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alunos

7 a cada 10 empreendedores digitais do mercado de produtos digitais que conheço, falam que manter os alunos motivados ao longo do curso, é bom para coletar ótimos depoimentos. Principalmente, daqueles que concluíram, aplicaram os conhecimentos aprendidos e tiveram resultados significativos.

Alguns destes profissionais, acreditam que, dessa forma, pode-se observar o empenho dos alunos em relação ao curso. Assim, você pode obter depoimentos mais verídicos e autênticos.

Será que toda responsabilidade neste caso é apenas do aluno?

Eu já vi um produtor, inclusive, que oferecia Iphones, Tablets para seus alunos testemunharem a favor de seu curso. E ok, cada um com seus métodos. Só que isso me fez pensar: se o curso dele entregasse um valor significativo que ajudasse os alunos a terem bons resultados, ele não precisaria comprar o depoimento das pessoas.

Além disso, pense comigo: se determinado curso custa “X” reais e você oferece prêmios mais caros que o produto para obter impressões positivas, relativamente, seu negócio já estaria tendo prejuízo, não é mesmo?

Enfim, como disse anteriormente, cada um com seus métodos. A minha intenção aqui é te ajudar a conquistar depoimentos com mais qualidade e veracidade de seus alunos, sem ter prejuízos no seu negócio e sem se desgastar tanto.

Na verdade, eu quero te levar a reflexão agora. Você sabia que a qualidade das recomendações e depoimentos que os alunos te mandarem sobre seu curso, estão diretamente ligadas com o nível de satisfação que eles têm do seu produto.

E uma das estratégias mais simples para garantir bons depoimentos é ajudando seus alunos a se manterem motivados ao longo do curso, ajudando-os a estudarem e se aplicarem para obter melhores resultados.

Com isso, o que estou dizendo é que a responsabilidade de se aplicar e estudar em seu curso não é apenas do seu aluno. Ela é sua também! Aliás, mais sua que dele.

Como assim? Vou pegar na mão do aluno para ele estudar meu curso?

Veja só, fazendo um paralelo com a vida real. Imagine que você vai vender um tratamento médico para um paciente que tem uma dor profunda. Ele acredita que sua especialidade irá ajudá-lo a se curar.

E, depois que este paciente se convence que você é a melhor solução para o seu problema, você entrega algumas receitas prontas para ele seguir. Simplesmente, não o instrui como usá-las e não faz nenhum acompanhamento.

Além disso, não envia mais comunicações como antes, não o motiva quando ele está prestes a desistir e, depois de um tempo, aparece com um presente na mão dizendo querer um depoimento. 

De duas ou uma: ou o paciente fará um depoimento raso, que soa falso só para ter o presente em troca, ou ele simplesmente, vai te ignorar.

Saiba quais são as principais causas de abandono dos alunos

  • Sentimento de isolamento: o aluno sente-se sozinho no aprendizado e, com isso, se desestimula a continuar aprendendo;
  • Frustração: o aluno compra uma promessa que é feita na oferta de vendas e, ao ter contato com o curso, vê que não é nada daquilo que esperava;
  • Desconexão: o aluno não se enxerga naqueles conceitos e situações;
  • Distanciamento do instrutor: o aluno acredita que possa ter, em algum momento, apoio do instrutor para ajudá-lo no aprendizado e, simplesmente, não tem acesso algum a ele;
  • Falta de participação ativa do instrutor: o instrutor grava as aulas, disponibiliza-as e, depois, se mantém distante, não provoca discussões, não promove superação de desafios e não incentiva os alunos irem adiante.
  • Falta de interação social: é quando um curso não promove uma interação social saudável entre os alunos. Ou seja, em que as pessoas colaborem umas com as outras no processo de aprendizado para alcançarem, juntas, melhores resultados.

Você identifica algo nas suas entregas?

Será que o fato de seus alunos não se aplicarem o suficiente para estudar seu curso não estaria relacionado com alguns dos motivos anteriores?

Se ao refletir e a sua conclusão foi sim, que ótimo! Significa que você é honesto consigo e agora tem a oportunidade de buscar uma forma de mudar esta situação.

Sendo sincera com você, a realidade é que não existe uma fórmula mágica ou bola de cristal que diga a melhor estratégia para motivar seus alunos. Simplesmente, porque as pessoas são indivíduos únicos e cada um possui suas motivações internas e externas para se empenhar em algo.

Com isso, a melhor estratégia para o seu negócio é conhecer bem estas motivações internas e externas dos alunos. Dessa forma, você pode trabalhar com eles, fazendo uso de algumas boas práticas de educação a distância, facilmente aplicáveis e que podem ser testadas em suas próximas turmas.

A seguir, eu irei te passar oferecerei 3 estratégias que vão te ajudar a manter seus alunos motivados. 

Nada é tão mais é eficaz, econômico e sustentável que ter alunos motivados

Então, vamos lá!

1. Ouça seus alunos antes de qualquer coisa

Falar com seus alunos antes de planejar o conteúdo de seu produto digital, evitará muitas perdas financeiras, frustrações e desgastes. Se você não fez isso ao criar seu curso, não tem problema. Adote esta estratégia para o que você já tem pronto e, sendo possível, faça adaptações.

Para isso, uma boa estratégia é selecionar alguns alunos que estejam cursando ou pretendam cursar seu produto.

  1. Colete informações do que eles já sabem, do que eles não sabem e do que eles gostariam de aprender.
  2. Conheça suas expectativas e o que eles pretendem obter deste conhecimento que querem aprender.
  3. Pergunte-lhes sobre o que os motiva a querer aprender mais, se é para conquistar um novo cargo, fazer uma viagem, obter uma renda extra, emagrecer, etc.

Por exemplo, se a motivação de alguns dos seus alunos é aprender a falar inglês para fazer uma viagem internacional, você pode criar lições específicas sobre o que é importante dominar do idioma.

Sabendo disso, você tem a oportunidade de auxiliá-los construindo um conteúdo mais coerente com suas motivações. Além disso, pode criar uma estratégia de posicionamento para acompanhá-los ao longo do processo de aprendizagem.

2. Promova encontros ao vivo

Mesmo que seu produto digital seja um curso de turmas recorrentes, vale promover encontros ao vivo periódicos, seja quinzenalmente ou mensalmente.

Isso te aproxima mais dos alunos e eles percebem que não estão sozinhos. Além disso, mostra a sua preocupação em acompanhá-los ao longo do seu caminho de aprendizado.

É importante que, antes de cada evento, você:

  1. Avise-os por e-mail ou com comunicado na comunidade de alunos;
  2. Faça um roteiro do que você pretende falar;
  3. Exponha o tema que será tratado para que eles já venham com dúvidas sobre o assunto;
  4. Explique as regras de moderação, dizendo que serão respondidas apenas perguntas relacionadas ao tema;
  5. Seja pontual (já participei de aulas ao vivo em que o instrutor atrasou 30min, metade da sala já não estava mais lá para participar);
  6. Abra espaço para perguntas;
  7. Grave o encontro e envie o link posteriormente. Portanto, pode virar, futuramente, uma série de conteúdos para o YouTube e demais redes sociais.

3.  Mostre o caminho para o aprendizado

Mesmo com o aumento da acessibilidade tecnológica nos últimos anos, a aprendizagem online é ainda uma novidade para boa parte dos alunos adultos, principalmente, aqueles que se formaram no ensino tradicional.

Para muitas pessoas que investiram no seu produto digital, esta é sua primeira experiência em aprendizado a distância. Portanto, cabe a você facilitar esta adaptação, caso queira que elas alcancem bons resultados.

Para isso, é recomendável que você:

  • Mostre as diretrizes claras de cada etapa, aula e módulo;
  • Forneça vídeo aulas que podem ser enviadas juntamente com e-mail de confirmação de compra. Assim, instruindo o acesso a plataforma que você escolheu para hospedar o curso, recuperar senha, transitar entre os módulos, baixar os materiais e enviar dúvidas.

Você pode estar achando estas informações muito básicas. Mas, acredite, eu já criei um tutorial para ensinar alunos a acessarem seus cursos online em uma plataforma. Foi em uma empresa multinacional que trabalhei. Após isso, um dos colaboradores me falou, muito envergonhado, que não fazia os cursos porque não sabia acessar o sistema de aprendizado. Com isso, ele não conseguia encontrar aulas.

Muitos de seus alunos poderão ter as mesmas dúvidas e também vergonha de falar.

  • Diga a cada introdução de aula o motivo daquele assunto está sendo tratado, pois alunos adultos precisam enxergar a relevância do aprendizado;
  • Sugira um plano de estudo.

Percebe que manter seus alunos motivados, dando espaço para ouvi-los, interagindo e facilitando o percurso de aprendizado são formas mais sustentáveis e eficientes de se obter depoimentos reais e autênticos?

Conclusão 

Eu sou especialista em aprendizagem a distância. Ajudo produtores e especialistas que desejam criar seus próprios cursos, treinamentos e programas de capacitação. 

Além disso, eu crio uma estratégia de aprendizado online para que seu produto digital seja capaz de ajudar e inspirar alunos a terem melhores resultados.

E o que eu tenho a contribuir é um Mini Curso totalmente gratuito para que você possa ter resultados incríveis na criação do seu curso online.  

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