Certificados para Cursos Online: saiba o que ninguém te contou para emiti-los sendo pessoa física

Junte-se a mais de 9 mil especialistas e infoprodutores e receba atualizações, orientações, artigos e vídeos que te ajudarão a tornar seu curso online irresistível! É grátis ;)

*Eu quero receber os e-mails e informações da Lígia Caetano.

certificados

Conheça a solução para emitir certificados para o seu curso online, mesmo sendo pessoa física. Portanto, leia até o final e se surpreenda com o que preparei para você!

Se você é especialista em uma área de conhecimento e deseja criar seu curso online de sucesso, um diferencial é oferecer certificados de conclusão. Mas, será que isso é permitido pela lei e, principalmente, pelo MEC?

Para responder a esta pergunta, falaremos da entidade responsável pela educação brasileira: Ministério da Educação (MEC).

Saiba como emitir seus certificados pelo MEC

O MEC é um órgão responsável por regulamentar os cursos oferecidos por instituições de ensino superior, ensino básico e médio. Ou seja, é ele quem dá a palavra final se aquele curso oferecido é válido ou não. Tendo isto em vista, os certificados validados pelo MEC só serão emitidos por instituições homologadas.

Então, isso quer dizer que uma pessoa física não pode emitir certificados para o seu curso? Calma! Veja agora o exemplo abaixo e entenda a solução para este problema.

Pessoas físicas não têm autorização para criar um curso para quem deseja ser técnico de enfermagem, por exemplo. Isso acontece porque técnico de enfermagem é uma titulação profissional, e apenas instituições homologadas pelo MEC podem oferecer cursos profissionalizantes.

Porém, pessoas físicas podem oferecer um curso de cuidados paliativos para profissionais que são técnicos de enfermagem. Com isso, é possível ofertar um certificado que servirá como qualificação profissional no currículo ou até mesmo como horas extras na faculdade.

Tire suas dúvidas sobre certificados agora 

Em primeiro lugar, você não precisa ser credenciado pelo MEC para ofertar certificados, desde que ele se enquadre na categoria de curso livre. Isso quer dizer que, para não comprometer a titulação profissionalizante, apenas qualificação ou horas complementares.

Vale lembrar que você não precisa de CNPJ para emitir certificados de curso livre.

Portanto, saiba o que deve constar em seus documentos:

  1. Carga horária;
  2. Assinatura;
  3. Local e data;
  4. Logo;
  5. Nome do estudante;
  6. Informações do curso;
  7. Sobre a instituição.

Por fim, agora que você já sabe que pode emitir certificados, aqui vai um presente: três templates de certificados totalmente gratuitos para você baixar e disponibilizar para os seus alunos! 

Basta apenas clicar aqui e baixar!

Aproveite e siga as minhas redes sociais, como YouTube, Instagram, Facebook e baixe o Guia Prático para criação de Cursos Lucrativos, o E-book.  

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print