9 formas de aumentar a taxa de conclusão dos seus produtos digitais

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alunos

Se você deseja transformar seu conhecimento em um produto digital, seja ela um curso ou treinamento online, você deveria se preocupar seriamente com as taxas de conclusão dos alunos. 

Neste artigo, eu te explicarei por qual motivo isso deve ser uma prioridade em seu negócio, e ainda te darei 9 formas de resolver este problema que pode ser, facilmente implementadas em qualquer produto digital, seja qualquer nicho.

Um dos equívocos que enxergo na maioria dos empreendedores que vende cursos online é que eles acreditam que a venda é finalizada quando o cliente passa o cartão e o pagamento é aprovado.

Não caia neste erro 

Imagine se você compra um smartphone pela internet, passa seu cartão, a transação é aprovada e você não recebe o produto prometido ou se recebe, a caixa vem toda danificada? O aparelho não é nada daquilo que você pensava e as funcionalidades não atendem a sua necessidade.

O que você faria? Eu, sinceramente, pediria meu dinheiro de volta, faria recomendações negativas sobre o negociador que me vendeu o produto e nunca mais compraria dele.

Analise como tem sido a entrega de seu curso online

Venda é um processo mais extenso que apenas receber o pagamento pelo seu produto, na verdade, ele inclui inclusive, principalmente, uma entrega de excelência, capaz de cumprir com o combinado e ainda surpreender seu consumidor.

Isso mesmo: na verdade, sua venda é finalizada após a entrega do que foi prometido e da satisfação gerada em seu aluno. Ou seja, caso positiva, pode se tornar em publicidade espontânea para seu negócio.

E, para que seu aluno possa se sentir completamente satisfeito com o que foi entregue, um dos requisitos importantes para ele, é falar bem de seu curso e obter resultados.

Além disso, se os alunos concluem integralmente seu curso, geralmente, eles ficam mais propensos a:

  • Recomendá-lo para amigos e familiares;
  • Compartilhá-lo em suas redes sociais (e isso, às vezes, vale mais que o investimento em muitas campanhas de marketing);
  • Aprenda realmente o que está sendo passado e, com isso, tenha uma maior retenção das informações;
  • Aplicar na prática as recomendações que seu curso faz e gerar uma prova social e autêntica do produto;
  • Comprar de você novamente quando estiver lançando um novo produto.

Lembre-se: você não vende um produto, você vende uma transformação!

Portanto, se você está entendendo que a satisfação do seu aluno em relação ao seu curso está diretamente ligada à conclusão das aulas, continue lendo este artigo para saber como você pode aumentar as taxas de finalização do seu curso.

Cursos online planejados têm maior percentual de conclusão

De acordo com estudos do site E-learning Industry, em média, as taxas de conclusão de cursos online mal estruturados, é em torno de 10%.

E, para que você entenda o que seria um curso mal construído didaticamente, geralmente, é quando o conteúdo não é bem organizado, simplesmente porque não existe um objetivo de aprendizado que traz às necessidades dos alunos. Isto aumenta, significativamente, as desistências e, até mesmo, as taxas de reembolso do curso.

Em contrapartida, a taxa de conclusão de cursos que foram estrategicamente construídos, pensando nas necessidades de aprendizagem dos alunos, gira em torno de 86% e, em alguns casos, chegam até 100%! Ou seja, isso mostra que cursos bem planejados, cuidadosamente organizados, inovadores e que envolvem os alunos e os ajudam a alcançarem bons resultados, tem mais chance de serem concluídos e serem bem recomendados.

Mas como aumentar estas taxas?

Trabalhando há mais de 8 anos planejando estratégias de aprendizado para cursos online, nos mais diferenciados nichos de atuação, selecionei 7 práticas facilmente aplicáveis em qualquer negócio de curso online e 2 práticas mais avançadas, para quem já tem condições de ir para um próximo nível.

Todas elas foram devidamente comprovadas nos projetos que participei, tendo alguns deles chegando, inclusive, a 100% de conclusão. Não é papo! Aconteceu de fato.

Confira agora quais são elas

1. Dê o aprendizado em pequenas doses

Com tantas distrações que os alunos são expostos hoje em dia, facilmente seu conteúdo perde atenção para algum like do facebook da vida. Por isso, divida-o em pequenas aulas com duração aproximada de 2 a 7 minutos.

Parece muito pouco? Não é não! Os cursos com melhores adesões que já desenvolvi, tinham módulos que não passavam de 30 min ao todo, com aulas práticas e diretas ao ponto que não ultrapassam 7 min cada.

Se você precisar entregar um curso com aulas e módulos mais extensos, é melhor subdividi-lo em níveis de aprendizagem. Pois, as pessoas, realmente, se desinteressam facilmente por informações longas e que não vão direto ao ponto.

Então, não se engane achando que ofertar aulas e módulos maiores ajudará seu aluno a enxergar mais valor no seu curso, isso pode ser um verdadeiro tiro no pé.

Além disso, aulas mais curtas fazem com que seus alunos se sintam recompensados cada vez que completam uma pequena parte do curso, e isso os ajuda a avançar no conteúdo, principalmente se a plataforma que você utiliza tiver uma funcionalidade que mostra o progresso das aulas. 

2. Forneça pausas entre as aulas com questionários e pesquisas

Já pensou fazer 5 aulas seguidas de uma disciplina sem nenhum intervalo? Só de pensar, já dá uma canseira mental, não é mesmo?

Pois eu já vi cursos com mais de 30 aulas seguidas sem nenhum respiro para o aluno aplicar o que ele está aprendendo. Indiretamente, você está dizendo a ele: “Este curso é bem chato, viu! Vá procurar outra coisa para fazer.”

Mesmo que seu curso for mais conceitual ou até comportamental, disponha de um questionário a cada duas ou três aulas, mesmo que sejam perguntas simples.

Questões tem o poder de dar uma pausa no aprendizado e aplicar o que foi visto.

Outra estratégia eficaz para dar um descanso, é coletar feedbacks dos alunos com pesquisas ao longo do curso. Isso, além de já servir de prova social para seu curso, faz com que o aluno se sinta envolvido e também te ajuda a ter uma visão dos pontos de melhoria do produto, para aperfeiçoá-lo nas versões futuras.

3. Forneça um plano de estudos para direcionar seus alunos

Imagine se você se matricular em um curso universitário ou outro treinamento presencial e não souber quantas horas precisará se dedicar a ele? Você daria prioridade a este investimento?

Muitas pessoas confundem a flexibilidade temporal e espacial dos cursos online com relapso e prometem ao aluno que ele pode concluir as aulas a qualquer hora e a qualquer momento. Isso de fato é uma verdade, no entanto, se você não fornecer um plano de estudos para seus alunos dizendo a quantidade de horas estimada de cada aula, contando as horas práticas de aplicação do conteúdo, ele não terá uma noção de quanto tempo terá de investir para realização do curso.

Veja neste outro artigo aqui, algumas dicas de como motivar pessoas a estudarem a distância.

E isso ficará em segundo plano na vida dele, quando ele tiver tempo, quando ele estiver afim de fazer e a conclusão do curso simplesmente nunca acontecer.

Assim, forneça um plano de estudos para os alunos. Se eles não o seguirem, não se planejarem, já não é um problema seu, no entanto, você deu as condições necessárias para eles se organizarem e realizarem as aulas.

4. Faça com que seu aluno queira ser certificado

Se você não oferece certificado de conclusão em seu curso online, você está abrindo mão de uma ferramenta realmente poderosa. Além de servir como um incentivo para que os alunos completem o curso, os certificados podem ainda ter outros benefícios agregados.

Vinculado ao certificado de conclusão, você pode incluir botões de compartilhamento em redes sociais que possibilitem seus alunos mostrarem seus certificados em suas timelines para que seus amigos saibam de sua nova conquista.

Isso funciona como um marketing gratuito para seu curso.

Neste vídeo aqui eu falei sobre as questões legais em se oferecer certificados de cursos online, mesmo para quem não possui um CNPJ.

Além disso, oferecendo um certificado de conclusão, você pode ainda aumentar o preço de seu curso, apresentando isso como um diferencial.

Um exemplo de uma empresa que faz uso de certificado como recompensa, é a Hootsuite – uma plataforma de gestão de redes sociais –  que fornece certificados de conclusão em seus cursos online e permite que os alunos os compartilhem em suas redes sociais, servindo inclusive de comprovação para fechamento de negócios. Somente esta prática, aumenta radicalmente as taxas de conclusão do curso, além de trazer novos alunos interessados em se tornarem clientes da plataforma.

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5. Crie uma automação de e-mail incentivando o acesso às aulas

Se você acha realmente que as pessoas acessarem os cursos que compraram com regularidade, não se engane! Mesmo pagando para ter acesso a um conteúdo, o ser humano tem uma coisa dentro de si chamada procrastinação; e isso acaba tomando frente a muitas prioridades na vida de uma pessoa.

Então, uma alternativa que ajudará seu aluno a lembrar-se de acessar o curso, é criar uma automação de e-mail recordando-o de estudar as aulas e, até mesmo, criar uma sequência seguindo um modelo de plano de estudos.

Isso chama a atenção do aluno e faz com que ele enxergue valor no produto, além de se sentir acompanhado no processo de aprendizado.

6. Dê um toque humano às coisas

Em alguns casos, a notificação por e-mail não irá funcionar. Afinal, seus alunos têm suas ocupações e, sabendo que estas sequências são automatizadas, alguns deles acabam não levando o monitoramento tão a sério.

E aí o que fazer? Deixar para lá e focar nos mais interessados?

Não! Uma solução facilmente aplicável no caso destes alunos mais dispersos e resistentes, é tornar as coisas mais pessoais e introduzir um toque humano.

Designe a alguém da sua equipe ou até mesmo a um aluno mais aplicado, o papel de “assistente do aprendizado”. É importante que os alunos saibam que este assistente é real, pois isso fará com que eles o levem sério.

Determine um período para que este assistente entre em contato com o aluno, de preferência por telefone ou mensagem instantânea, e oriente-o a acompanhar os alunos atrasados e se aprofundar em suas necessidades.

Tendo a noção que há alguém que os acompanhe e monitore, é provável que estes alunos passem a se envolver mais e, então, concluam o curso.

7. Promova o aprendizado coletivo

Uma das grandes desvantagens do aprendizado online em vista do presencial é a perda da interação entre os alunos. Afinal, quando as pessoas aprendem juntas, elas se motivam e aprendem mais rápido.

Para superar esta dificuldade, você pode inserir um campo de comentários na área de membros ou plataforma lms que utiliza, tendo o cuidado para designar um moderador, jamais deixando a discussão rolar sozinha. Como instrutor, você também pode fazer algumas contribuições ou dar início às suas próprias discussões.

Há ainda as comunidades em Grupos de Facebook que, falando bem francamente, só crie se você tiver capacidade de cuidar. Já tive acesso a grupos de cursos mal geridos, sem regras de participação em que aconteciam, inclusive, xingamentos entre os alunos e o produtor foi se dar conta disso apenas 15 dias depois de toda a confusão acontecendo. Isso desanimou muitos alunos e cerca de 30% deles saíram da comunidade. Eu fui um deles!

Porém, se partir para os Grupos fechados de Facebook, crie estratégias de incentivo para as pessoas participarem, contribuírem e se ajudarem no processo de aprendizado.

As duas práticas que vou mostrar agora, utilizei em projetos de educação a distância no meio corporativo com investimentos razoáveis em tecnologia, porém que para quem deseja alavancar seu negócio, podem ser facilmente implementadas se você contar com ajuda de uma equipe capacitada e das ferramentas adequadas.

8. Notificações Push via celular

Se você perguntar a um usuário assíduo de smartphone quanto tempo ele conseguiria ficar sem seu dispositivo, certamente ele diria: nenhum.

Sabendo que as pessoas estão se tornando cada vez mais móveis e boa parte de seus dias é gasto em smartphones e outros dispositivos móveis, uma boa alternativa para alcançar alunos com este perfil é por meio de notificações push via celular.

As notificações push funcionam tanto em computadores desktop como em dispositivos móveis; e permitem que você envie uma notificação diretamente para os dispositivos de seus alunos – sem que eles tenham que abrir um site, e-mail ou aplicativo móvel. 

Este recurso tem a função de enviar lembretes constantes, no momento adequado e com a garantia de que seus alunos verão sua mensagem, e assim você os encoraja a continuar um curso ou completar uma tarefa.

Para criar notificações push, é preciso que sua plataforma lms ou área de membros possua esta funcionalidade. E, geralmente, ela é mais facilmente encontrada em plataformas lms.

9. Crie um aplicativo integrado com sua plataforma lms ou área de membros

Pesquisas recentes mostram que 88% dos usuários de smartphones nos EUA gastam, em média, 88% de seu tempo em aplicativos móveis. Eu não tenho estes números aqui no Brasil, no entanto, acredito que a realidade aqui não seja muito discrepante . 

Se você tem condições de integrar um aplicativo a sua área de membros ou plataforma lms, você tem grandes chances de se destacar no mercado e levar seu negócio a outro nível.

Dentro deste aplicativo, você pode criar games interativos que desafiam os alunos a cumprirem etapas de seu curso, além disso, eles podem ter acesso às aulas, interagir e desafiar outros colegas e concluir o conteúdo sem usar seus dados móveis.

Empresas como a Hering, Porto Seguro e SKY têm utilizado desta estratégia para promover seus cursos, criar interesse e dar mobilidade aos conteúdos que elas desejam que seus colaboradores aprendam. Os resultados nas taxas de conclusão ultrapassam os 90%, aumentando significativamente também o envolvimento dos alunos e melhorando seus resultados no dia a dia de trabalho.

Viu a importância de ter alunos motivados? 

Porém, eu preciso te dizer que todas estas iniciativas são paliativas. Ou seja, ajudando a sanar um problema que pode ser muito mais profundo e estrutural.

Ou seja, se o seu produto digital foi mal planejado, não possui um objetivo claro de aprendizagem, dá poucos ou nenhum recurso inovador que incentiva os alunos a participarem; lutar para aumentar as taxas de conclusão será algo bem árduo e nem tão efetivo, e funcionará como um mera “tapa buraco”.

Afinal, talvez a forma como seu curso foi feito e concebido pode estar sendo o maior impeditivo para que os alunos o concluam.

Por isso, talvez seja melhor repensá-lo. Concorda comigo?

Em primeiro lugar, eu sou especialista em criar estratégias de ensino a distância que envolvem, ajudam e inspiram alunos a aprenderem em um ambiente online.

Um produto digital, se bem estruturado, planejado e desenvolvido, tem o poder de alavancar seu negócio e fazer com que ele seja bem visto e recomendado no mercado.

Pois, ele cria as condições necessárias para que seus alunos aprendam e conquistem resultados reais. 

Conclusão

Por fim, eu tenho um Mini Curso totalmente gratuito para que você possa ter resultados incríveis na criação do seu curso online.  

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